Dia 1 de julho está previsto, em Madrid, um seminário de informação sobre o programa SUDOE 2014-2020
Dia 1 de julho está previsto, em Madrid, um seminário de informação sobre o programa europeu de cooperação entre Espanha, Portugal, França e Gibraltar; SUDOE 2014-2020
Com o objetivo de permitir aos potenciais beneficiários começar a preparar as candidaturas de projetos, a Autoridade de Gestão e as Autoridades Nacionais do Programa INTERREG V-B SUDOE organizam seminários nacionais de informação.
Estes seminários terão como objetivo apresentar:
• O programa de cooperação INTERREG V-B SUDOE,
• Os tipos de projetos esperados por eixos prioritários,
• As características mais importantes da primeira Convocatória,
• Os primeiros elementos relativos à implementação do Programa e dos projetos (beneficiários, simplificação, etc.),
• As ferramentas colocadas à disposição (dossier de candidatura, etc).
É necessário salientar que, tendo em conta que o programa, contínua em fase de negociação com a Comissão Europeia, toda a informação fornecida será considerada sujeita à aprovação final. O programa enviado a Bruxelas está disponível nos diferentes idiomas do partenariado, em espanhol, francês e português.
Seminário de lançamento do programa
O seminário de lançamento do Programa realizar-se-á assim que a Comissão Europeia aprove o Programa. Terá lugar em Santander e estará organizado para lançar a primeira Convocatória de forma simultânea, pelo que, previsivelmente, terá lugar no mês de setembro.
Primeira convocatória de projetos
Está previsto que a primeira Convocatória de projetos aconteça em meados e setembro, em datas por determinar, em função da realização do Comité de Acompanhamento, que terá que as aprovar.
A primeira Convocatória para projetos será aberta para todos os eixos do Programa. A dotação FEDER disponível será de cerca de 40 milhões de euros.
As Convocatórias de projetos do Programa INTERREG V-B SUDOE decorrerão em duas fases, uma primeira que poderíamos denominar simplificada e outra completa. A primeira fase consistirá na apresentação de uma “proposta de projeto” (nota concetual), onde deverão descrever-se claramente:
• A pertinência do projeto, ou seja, uma definição clara da problemática territorial comum que será tratada pelo projeto, a abordagem escolhida para tratá-la e o valor acrescentado da cooperação transnacional,
• Os principais resultados esperados, detalhando os vínculos entre os objetivos e resultados do projeto com os objetivos e resultados esperados do Programa.
A segunda fase, válida para aqueles projetos que passarão a primeira fase, consistirá na apresentação de um formulário de candidatura completo.
Os formulários de candidatura deverão apresentar-se, para ambas fases, nos dois idiomas dos beneficiários que participem nos projetos.
Quem pode participar nos projetos?
O programa INTERREG V-B SUDOE está aberto às entidades públicas e privadas. As entidades públicas ou similares receberão um apoio FEDER de 75%. As entidades privadas receberão um apoio FEDER de 50%, não podendo ser beneficiários principais.
Mais informação:
http://www.interreg-sudoe.eu/ESP/d/179/SUDOE-2014-2020/Ultimas-noticias---Programa-INTERREG-V-B-SUDOE