Skip to main content

Em análise no Porto Canal: 2024, o ano de atividades

Luís Nobre, Presidente do Eixo Atlântico e da Câmara Municipal de Viana do Castelo, explicam as atividades que o Eixo Atlântico realizou em 2024

No programa de Porto Canal abordaram-se temas cruciais para o desenvolvimento e revitalización do Eixo Atlântico, destacando estratégias inovadoras em turismo, reptos demográficos e projetos de infraestrutura.

Turismo de Qualidade
O programa começou com uma focagem no turismo, apresentando novas estratégias que promovem um turismo de qualidade. Discutiram-se conceitos como o turismo de autor, o turismo policéntrico e o turismo adaptado, todos apoiados pela Comissão Europeia através do programa PÓS. Além disso, apresentou-se o "Script Turístico Digital do Eixo Atlântico", uma ferramenta que procura facilitar a experiência dos visitantes nesta rica e diversa região.

Reptos Demográficos
Outro tema importante foi o repto demográfico que enfrenta a região. Apresentaram-se projetos finque como USE4FOREST, que procura criar viveros multifuncionais para prevenir incêndios e gerar oportunidades económicas. Também se destacou o projeto EDIN, que tem como objetivo atrair a trabalhadores remotos e nómadas digitais para revitalizar áreas afetadas pelo despoblamiento.

Infraestruturas em Desenvolvimento
O programa também tocou o tema das infraestruturas, mencionando as conexões entre Ferrol e Lisboa, bem como entre A Corunha, Ferrol e Lugo, que são essenciais para melhorar a mobilidade e o acesso na região.

Europa da Cidadania
No âmbito cultural e social, anunciaram-se vários eventos importantes, como os XV Jogos do Eixo Atlântico que celebrar-se-ão em V.N. de Famalicão e Braga, o II Torneio de Boccia DEI na mesma localidade, e a VII #Amostra Musical em Barcelos. Também se destacou a XIV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico e os intercâmbios escoares, que fomentam a integração e o entendimento entre as comunidades.

Internacionalização
Finalmente, mencionou-se a Fronteira da Paz, um projeto que procura fortalecer os laços internacionais e promover a cooperação entre as regiões.

Este programa de Porto Canal não só ressalta os desafios que enfrenta o Eixo Atlântico, senão que também apresenta uma visão otimista e proativa para o seu futuro, através da inovação

No enquadramento dos projetos Fénix e TSI, confinanciados pelo programa Interreg Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027.